FATOR DE DILUIÇÃO CANELA

FATOR DE DILUIÇÃO CANELA

         Image and video hosting by TinyPic

 

          DESDE QUE COMECEI A CRIAÇÃO DE CANÁRIOS DE PORTE ESSA FOI UMA DAS CORES QUE MAIS ME FASCINOU, MAS ANTES SOMENTE PELA SUA BELEZA, COM O PASSAR DO TEMPO APRENDI QUE NÃO É SÓ A BELEZA, ATRÁS DO FATOR CANELA EXISTE UM ALGO MAIS QUE VOU TENTAR EXPOR À VOCÊS NESSE TÓPICO .

          UM CANÁRIO QUE POSSUA FATOR CANELA TEM EXPRESSA EM SUA PLUMAGEM APENAS AS MELANINAS MARRONS , ESSE FATOR É SEXO LIGADO E RECESSIVO EM RELAÇÃO AO CANÁRIO COMUM . AS PENAS DESSE TIPO DE CANÁRIO TEM SUA TEXTURA E TAMANHO ALTERADOS EM RELAÇÃO AO CANÁRIO NÃO POSSUIDOR DESSE FATOR, A PENA É MAIS ESTREITA E MAIS SEDOSAS QUE OS DO CANÁRIOS SEM ESSE FATOR , ISSO PROPICIA AO CANÁRIO UMA PLUMAGEM MAIS COMPACTA DANDO UM MENOR CONTORNO AO SEU CORPO .

          EM RESUMO O MAIOR BENEFÍCIO DESSE FATOR SERIA A REDUÇÃO DO VOLUME DO CANÁRIO. BEM ,ISSO É BEM VINDO EM CANÁRIOS QUE NECESSITAM DE POUCO VOLUME, TAMANHO REDUZIDO, PODEMOS CITAR O RAÇA ESPANHOLA , FIFE FANCY , HOSO, GIBBER , FIORINOS ENTRE OUTROS .

          ESTAMOS PRESENCIANDO UM GRANDE CRESCIMENTO NA APRESENTAÇÃO DE EXEMPLARES CANELAS NO SEGMENTO PORTE , NAS RAÇAS ACIMAS CITADAS NOTAMOS QUE O CANÁRIO CANELA CHEGA A SE DESTACAR ENTRE OS CAMPEÕES , DIFICILMENTE UM ESPANHOLA CANELA É BATIDO POR OUTRO CONCORRENTE SEU COM PORTE SEMELHANTE MAIS COM A ESTRUTURA DE PENAS DIFERENCIADAS DEVIDO AO FATOR CANELA .

          UM OUTRO BENEFÍCIO É QUE AO TORNAR-SE MAIS ESTREITA E MACIA O CONTORNO DO CORPO DO CANÁRIO SE TORNA MAIS ACENTUADO, O QUE É BENÉFICO A UM CANÁRIO DE FORMA COMO O FIFE . OUTRO CANÁRIO QUE É MUITO BENEFICIADO PELO FATOR CANELA É O FIORINO , CANÁRIO COM ESSE FATOR POSSUEM TAMANHO REDUZIDO POREM A SEDOSIDADE DA PENA AJUDA A ACENTUAR OS FRISOS DO EXEMPLAR .

          BEM, VIMOS QUE EM CANÁRIOS DE PEQUENO PORTE , OS EXEMPLARES CANELAS TEM TIDO SUCESSO, MAIS EM OUTRAS RAÇAS, QUAL SERÁ A SUA ATUAÇÃO ?

          UTILIZO O LANCASHIRE COMO EXEMPLO, NÃO ME LEMBRO DE TER VISTO NENHUM CANÁRIO CANELA CAMPEÃO NA SÉRIE DE LANCASHIRE , PODE ATÉ APARECER ALGUM MAS ESSE SERÁ UMA EXCEÇÃO.

          BOM A PRIMEIRA VISTA CHEGARÍAMOS A CONCLUSÃO DE ELIMINAR OS EXEMPLARES CANELAS DO PLANTEL , POIS OS MESMOS NÃO TERIAM MUITA CHANCES COM OUTROS EXEMPLARES QUE NÃO POSSUÍSSEM ESSE FATOR . UM LANCASHIRE CANELA NÃO TERIA A SUBSTANCIA EQUIVALENTE A UM OPONENTE SEU , E SEM CONTAR NO TOPETE QUE TAMBÉM FICA PREJUDICADO EM RELAÇÃO AO COMUM . MAS , NÓS CRIADORES , NÃO DEVEMOS PENSAR EM EXEMPLARES SOMENTE VISANDO O CONCURSO , TEMOS QUE PENSAR EM EXEMPLARES QUE AJUDAM A MELHORAR O PLANTEL, ESSE É O CASO NO LANCASHIRE , ONDE O CANELA NÃO É TÃO BEM VINDO EM CONCURSOS, MAS NO PLANTEL AJUDA A MELHORA DOS FUTUROS FILHOTES. O FATOR CANELA APESAR DE REDUZIR O VOLUME APRESENTA UMA GRANDE MELHORA NAS CONDIÇÕES DA PLUMAGEM . PARA TANTO DEVEMOS COMPENSAR A REDUÇÃO DO VOLUME COM UM CANÁRIO MAIOR E MAIS VOLUMOSO JUNTAMENTE COM UM EXEMPLAR CANELA QUE POSSUÍRA MENOS VOLUME POREM COM PENAS MAIS ADEQUADAS, OS EXEMPLARES PRODUZIRÃO CRIAS INTERESSANTES POIS TERÃO O VOLUME DESEJADO PORÉM COM A PLUMAGEM MAIS ADERENTE ACENTUANDO TAMBÉM O CONTORNO DO CORPO .

         Image and video hosting by TinyPic

          O INTERESSANTE DO CANELA NESSES TIPOS DE CANÁRIOS NÃO SÃO ESPECIFICAMENTE OS CANELAS, E SIM OS FILHOTES QUE SAEM SEM ESSE FATOR POREM HERDAM A ESTRUTURA DE PENAS DOS CANELAS, FICANDO COM A PLUMAGEM DIFERENCIADA EM RELAÇÃO AOS NÃO POSSUIDORES DO FATOR . EU PARTICULARMENTE GOSTO DE UTILIZAR DE DUAS COMPOSIÇÕES DE CASAIS . EM UMA DELAS VISO O EXEMPLAR CANELA PARA MELHORA DO PLANTEL, COSTUMO UTILIZAR UM MACHO CANELA COM UMA FÊMEA COMUM , DESSE ACASALAMENTO TEREI FILHOTES MACHOS PORTADORES DE CANELA E FÊMEAS CANELAS , OS QUAIS IREI UTILIZAR PARA MELHORAR A PRÓXIMA GERAÇÃO .OS FILHOTES ORIUNDOS DO PRIMEIRO TIPO DE CASAL SERÃO UTILIZADOS EM DUAS COMPOSIÇÕES :

- A FEMEA CANELA X MACHO COMUM : ESSE CASAL PRODUZIRÁ MACHOS PORTADORES DE CANELA E FEMEAS COMUNS . O MACHO DEVE SUPRIR O TAMANHO E O VOLUME DA FEMEA E A FEMEA DEVE TRANSMITIR AOS FILHOTES A ESTRUTURA DE SUA PLUMAGEM , ESSE CASAL SIM PRODUZIRÁ EXEMPLARES BONS PARA CONCURSO .

- MACHO PORTADOR X FEMEA COMUM : PRODUZIRÁ MACHOS PORTADORES, MACHOS COMUNS , FEMEAS COMUNS E FEMEAS CANELAS , FILHOTES COMUNS SERÃO UTILIZADOS PARA CONCURSO, FEMEA CANELA PARA INSERÇÃO NO PLANTEL .

          RESUMINDO CHEGAREMOS A CONCLUSÃO QUE O FATOR CANELA SERVE COMO MODIFICADOR DA QUALIDADE DA PLUMAGEM , ALÉM DE SER UMA BELA COR .

 

Image and video hosting by TinyPic

 

 

Autor Sandro N Gouveia