Parte I - COMEÇANDO DO ZERO

Parte I - COMEÇANDO DO ZERO

Bem , já definiste que criará o Raça Espanhola , esse é o primeiro passo , a principio não se preocupe com cores e sim com padrão ( o ideal é realizar uma pesquisa a respeito do raça espanhola conhecer o padrão , se possivel comprar o manual de standart ou pesquisar na net ).

 

Na compra dos primeiros exemplares podemos definir o sucesso ou não de nossa criação , devemos deixar a empolgação de lado e agir com o racional , se possível procure auxílio de um criador mais experiente . Estar filiado a um clube é fundamental , pois teremos diretores técnicos que poderão auxiliar .

 

Para um iniciante o melhor momento de compra é o campeonato brasileiro , lá estarão os melhores criadores do Brasil , você poderá comparar preços , observar a qualidade do exemplar e observar as aves de concurso , o que se torna um ótimo calibre para compras .( maiores informações : www.fob.org.br ) 

 

Agora nem todos podem estar presentes , mas de quaisquer forma o ideal é procurar um clube de sua região que possua criadores da raça e tentar visita-los . Bato na tecla de procurar adquirir aves diretamente do criador pois além de termos uma segurança a mais , podemos tirar dúvidas e observar manejos , nada contra aves de pet shop porém se o seu foco é criação voltada ao standart da raça , melhor procurar atendimento especializado .

 

A primeira coisa que deves observar é a sanidade da ave , o Raça Espanhola é um canário ativo , penas justas . Se observar um canário muito parado ou com penas eriçadas ou “fofas” , evitem pois provavelmente há algo de errado com eles . O canário é um ser frágil , o stress da mudança , o simples fato do translado pode afetar seriamente a sua saúde , então melhor previnir escolhendo um exemplar que lhe pareça mais saudável e perguntando ao criador a maneira mais adequada de fazer a adaptação . Mesmo assim ocorrem acidentes e o criador nem sempre efetua a troca da ave , então certifique-se da saúde e converse a respeito com o criador .

 

 

Certo de que já tens o padrão da ave na cabeça ou tens auxílio de algum amigo que conheça bem a raça , escolha as aves que se aproximam melhor do padrão , antes de escolher a cor , escolha aquele que mais se destaca nos outros quesitos . Uma boa técnica para escolher o espanhola é pedir para o comprador coloca-lo em uma gaiola individual e colocar 02 puleiros a aprox 05 arames de espaço , esse será um calibre que te dará uma melhor noção de tamanho , se o exemplar pousar no primeiro puleiro e o seu rabo ultrapassar o segundo , melhor escolher outra opção , outro detalhe esses puleiros devem estar na posição normal , nunca elevados , pois o Raça Espanhola tem a posição de 45% que pode ser acentuada colocando o puleiro elevado forçando ele a abaixar . Com o puleiro na posição correta ele deverá ficar em posição , se ficar elevado evite escolhe-lo .

 

 

 

Outra dica não tenha preguiça , olhe o canário pela lateral e por cima , ele deve ser esguio por todos os lados , algumas aves são extremamente finas e ao se olhar por cima vemos um dorso grosso o que deve ser evitado .

 

Pronto comprou alguns exemplares , importante que ao chegar ao canaril , se faça a adaptação conforme o criador o orientou , nunca coloque de imediato com outras aves , deixe aprox 15 dias isolados , observe se há algo de estranho para então inseri-lo no canaril .

 

Lembre-se , não se baseie no preço do exemplar e sim na qualidade desejada, é claro dentro de suas possibilidades , nem sempre podemos comprar um canário top de linha mas devemos sempre procurar o melhor dentro do que podemos .