Translate this Page
Ultimas Atualizações
CRIADOURO GOUVEIA  (04-11-2019)
FATOR DILUIÇÃO CANELA  (31-10-2019)
ARTIGOS  (31-10-2019)
CONHECENDO
QUAL A CATEGORIA QUE MELHOR LHE DEFINI ?
CRIADOR PORTE
CRIADOR COR
CRIADOR CANTO
CRIADOR EXÓTICOS
CRIADOR SILVESTRES
SIMPATIZANTE
Ver Resultados

Rating: 3.0/5 (978 votos)




ONLINE
2




Partilhe esta Página




FATOR DILUIÇÃO CANELA
FATOR DILUIÇÃO CANELA

Desde que comecei a criação de canários de porte , essa foi uma das cores que mas me agradou , a princípio pela beleza mas com o passar do tempo aprendei que não é somente beleza , a cor canela traz um algo mais que vou tentar expor aqui nesse artigo .

 O canela é um fator sexo ligado recessivo que está presente somente no cromossomo masculino que denominamos “X”  , o feminino denominamos como “Y” .

 Cada característica física da ave é determinada por um par de cromossomo  sendo um vindo do pai e outro da mãe . Abaixo exemplifico um acasalamento :

X = CROMOSSOMO SEXUAL MASCULINO     

Y = CROMOSSOMO SEXUAL  FEMININO

 

XX = EXEMPLAR MACHO                         XY = EXEMPLAR FÊMEA

 

Considerando a letra c como representativa do fator canela e sempre ligada ao cromossomo X temos :

 

X X = MACHO COMUM                             X Y = FÊMEA COMUM

X X(n) = MACHO PORTADOR DE CANELA

X(n) X(n) = MACHO CANELA

X(n) Y = FÊMEA CANELA

 

Com isso teremos abaixo uma exemplificação dos possíveis acasalamentos e suas respectivas proles :

 

 

As penas de um canário canela tem a estrutura modificada em relação ao um canário comum , sua pena é mais estreita e sedosa o que propicia ao canário uma plumagem mais compacta deixando mais aparente o contorno da ave .

 

O maior benefício desse fator seria a redução do volume da plumagem da  ave , esse fato é bem vindo em aves que necessitam de um volume enxuto o que deixa aparentemente uma ave menor e mais esguia , o Raça Espanhola, o Fife Fancy , o Hoso Japonês , o gibber e os fiorinos podem ser beneficiados por isso .

 

Outro benefício ao meu ver , seria o fato da plumagem tornar-se mais fina e sedosa , isso deixa o contorno do corpo ainda mais acentuado o que trás benefícios a canários de forma como o border , fife entre outros .

 

 

Com relação a performance do canela em concursos , em raças pequenas consegue-se destaque porém em canários de porte maior esse tipo de plumagem não é tão comum entre os ponteiras da mesa .

Analisando esse fato pensaríamos em descartar os canelas na criação de canários que necessitam grande volume correto ?

 

Não , até compreendo que os exemplares canelas nesse questão não se dariam muito bem em concursos , porém para trabalhar o plantel são aves muito interessantes . Em um canário que necessita de volume o canela pode ser usado com aves de volume porém com penas muito soltas , o acasalamento com um canário canela poderia proporcionar um canário meio termo , com um certo volume porém mais sedosidade o que melhoraria o assento da pena . Em resumo o interessante nesse caso não seria o canela e sim os exemplares vindo de canelas que herdam um pouco das características de sua plumagem .

Uma curiosidade :

 

Existem canelas que não manifestam a cor . O canela somente atua nas partes melânicas da plunagem externando apenas a melanina marrom  porém dentre os canelas poder surgir canários lipocromicos , são aves oriundas de matrizes canelas mas que não possuem manifestação melânica , são geneticamente canelas mas fenotipicamente não podemos afirmar .

 

Quando jovens podemos notar pela diferença dos olhos , o canela quando filhote tem coloração meio avermelhada o que tende a escurecer com o passar do tempo .

 

 

Autor : Sandro N Gouveia

topo