Translate this Page
Ultimas Atualizações
CRIADOURO GOUVEIA  (13-08-2020)
PREVENTIVO NATURAL   (15-07-2020)
CONHECENDO
QUAL A CATEGORIA QUE MELHOR LHE DEFINI ?
CRIADOR PORTE
CRIADOR COR
CRIADOR CANTO
CRIADOR EXÓTICOS
CRIADOR SILVESTRES
SIMPATIZANTE
Ver Resultados

Rating: 3.0/5 (1452 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página




PREPARANDO PARA A REPRODUÇÃO
PREPARANDO PARA A REPRODUÇÃO

EM BREVE ESTAREMOS EM MAIS UMA TEMPORADA DE CRIAÇÃO E MUITOS CRIADORES COMEÇAM A PROCURAR UMA FORMA DE PREPARAR AS SUAS AVES AFIM DE OBTER UMA MAIOR PRODUTIVIDADE .

 

JUSTAMENTE NESSE PERÍODO É QUE SURGEM OS MILAGREIROS COM KITS FERTILIDADE , UMA ENXURRADA DE VITAMINA “E”  E  PRODUTOS MIRABOLANTES ONDE ATÉ PEDRA TEM O PODER ....

 

ANTES DE INICIAR QUERO DEIXAR BEM CLARO , NÃO SOU GURU PRA PREVER O FUTURO DE SUA CRIAÇÃO NEM SOU DONO DA VERDADE PARA AFIRMAR QUE OUTROS MANEJOS DIFERENTES DO QUE IREI PASSAR SÃO ERRADOS , QUERO APENAS APRESENTAR A MINHA FORMA DE PENSAR SOBRE O MANEJO QUE TENHO ADOTADO A TEMPOS E QUE ME TRAZEM RESULTADOS SATISFATÓRIOS , SEM TAMPOUCO DESMERECER QUEM FAZ MANEJOS DIFERENTES .

 

BEM VAMOS LÁ ...

 

VAMOS PENSAR JUNTOS , QUAIS SÃO AS QUATROS ESTAÇÕES DO ANO :

 

 

PRIMAVERA – VERÃO – OUTONO – INVERNO

 

NA PRIMAVERA TEMOS O CLIMA AMENO , AS PLANTAS E INSETOS SE MUTIPLICAM , OS DIAS COMEÇAM A SE TORNAR MAIS LONGOS E ÚMIDOS .

NO VERÃO TEMOS O ÁPICE DO CALOR , O ECOSISTEMA TÁ BOMBANDO COM GRANDE OFERTA DE ALIMENTOS , OS DIAS SÃO LONGOS E COM A ALTA UMIDADE DEVIDO AS CHUVAS CONSTANTES .

 

NO OUTONO OS DIAS VÃO SE ENCURTANDO GRADUALMENTE , A VEGETAÇÃO ENTRANDO EM DORMÊNCIA , COMEÇA A FICAR SECO O CLIMA E POR CONSEQUENCIA A OFERTA DE ALIMENTOS DIMINUI

 

NO INVERNO TEMOS A TEMPORADA MAIS RÍSPIDA , COM DIAS MAIS CURTOS , CLIMA SECO E GELADO , OFERTA MUITO BAIXA DE ALIMENTOS NA NATUREZA .

 

ATÉ AQUI NENHUMA NOVIDADE CORRETO ?

 

MAS E O QUE ISSO TEM A VER COM OS NOSSOS CANÁRIOS ???

 

APESAR DE DOMÉSTICADO , O NOSSO CANÁRIO AINDA TEM RESQUÍCIOS DE SELVAGEM , SUA BIOLOGIA É REGULADA PELO CLIMA  , O CANÁRIO SÓ VAI CRIAR SE AS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS ESTIVEREM FAVORÁVEIS PARA O CICLO E PARA A SOBREVIVÊNCIA DOS FILHOTES .

 

VAMOS COMEÇAR COM O INVERNO , ÉPOCA ONDE GERALMENTE SÃO OS CONCURSOS AQUI NO BRASIL E QUANDO COMEÇAMOS A MONTAR NOSSOS PLANTÉIS .  NESSE PERÍODO NA NATUREZA NÃO HÁ MUITO ALIMENTO DISPONÍVEL , OS DIAS SÃO CURTOS E O CLIMA IMPRÓPRIO POR ISSO AS AVES ECONOMIZAM ENERGIA E NÃO PROCRIAM, POIS NÃO HAVERÁ ALIMENTOS PRA PROLE  .

 

CHEGANDO A PRIMAVERA , A OFERTA DE ALIMENTOS AUMENTA , O CLIMA COMEÇA A FICAR MAIS AMENO E ÚMIDO, OS DIAS COMEÇAM A SE ALONGAR  E  A OFERTA DE ALIMENTOS COMEÇA A SE INTENSIFICAR , ESSE É O START PARA A AVE COMEÇAR A SE APRONTAR PARA CRIAR POIS SABE QUE TERÁ ALIMENTOS E UM CLIMA AMENO EM QUE O FILHOTE SOBREVIVA .

 

O VERÃO É O APICE , FARTURA DE COMIDA , CALOR , ALTA UMIDADE , NESSE PERÍODO TEMOS O FINAL REPRODUTIVO POIS AS AVES PERCEBEM QUE AO APROXIMARMOS DO INVERNO TERÁ QUE ESTAR DE MUDA FEITA E PREPARADOS PARA O INVERNO RIGOROSO .

 

AH TÁ MAS NOSSAS AVES FICAM DENTRO DE UM CANARIL , TOTALMENTE DEPENDENTE DO NOSSO MANEJO , O QUE O CLIMA LÁ FORA PODE AJUDAR ???

 

AÍ QUE ENTRA O NOSSO “VIAGRA NATURAL” , COMO TEMOS O CANARIL RELATIVAMENTE CONTROLADO PODEMOS SIMULAR ESSAS MUDANÇÃS CLIMÁTICA AFIM DE FAVORECER O PREPARO E O ESTÍMULO PARA O PERÍODO REPRODUTIVO . VOU EXPLICAR COMO FAÇO :

 

COLOCO OS MACHOS NAS GAIOLAS QUE IRÃO CRIAR , ISSO EM MEADOS DE JULHO , INDIVIDUALIZADOS OS MACHOS TENDEM A ESQUENTAR MAIS RÁPIDO E ESTOURAM O CANTO COM MAIS RAPIDEZ . , AS FÊMEAS CONTINUAM NA VOADEIRA , OUVINDO OS MACHOS CANTAREM O QUE TAMBÉM ESTIMULA O CIO .

 

A ALIMENTAÇÃO DE TODOS É REFORÇADA COM A ADIÇÃO DE FARINHADA ÚMIDA COM OVO COZIDO , MAÇA , VERDURAS ETC TUDO SIMULANDO O AUMENTO DE OFERTA DE ALIMENTO , UM DOS STARTS DO PERÍODO REPRODUTIVO QUE A AVE TERIA NA NATUREZA E QUE ESTAMOS PROPORCIONANDO DE MANEIRA ARTIFICIAL .

 

COM O USO DE UM TIMER , VOU AUMENTANDO GRADATIVAMENTE O PERÍODO LUMINOSO , SIMULANDO O AUMENTO DOS DIAS , OUTRO START PARA O CICLO REPRODUTIVO . DESSA FORMA ESTIMULAMOS AO “CIO” DE UMA MANEIRA CONTROLADA .  EU PARTICULARMENTE GOSTO DE AUMENTAR O PERÍODO MATUTINO E DEIXO ANOITECER NATURALMENTE . MAS É POSSÍVEL TAMBÉM UTILIZAR UM DIMER , ONDE A LUZ É APAGADA GRADUALMENTE , ISSO A NOITE DÁ O TEMPO DA FEMEA SE DEITAR NO NINHO SEM MAIORES TRANSTORNOS , COM O TIMER ISSO SE COMPLICA POIS O DESLIGAMENTO É ABRUPTO E PODE SER QUE AS FÊMEAS NÃO VOLTEM AO NINHO .

 

COM ESSAS ARTIMANHAR ALIMENTARES E COM O CONTROLE DO PERÍODO LUMINOSO PODEMOS DETERMINAR ENTÃO QUANDO CRIAREMOS , ISSO FACILITA E MUITO O MANEJO PODENDO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE TAMBÉM .

 

ESPERO TER AJUDADO COM ESSA MINHA DICA , SE VOCÊ GOSTOU DÊ UMA CURTIDA , SE NÃO QUER PERDER ESSA E OUTRAS DICAR SE INSCREVA NO CANAL E ACIONE A NOTIFICAÇÃO . NÃO DEIXE O CONHECIMENTO PARAR , COMENTE , COMPARTILHE , LEMBRE-SE A SUA PARTICIPAÇÃO É O NOSSO MAIOR INCENTIVO .

 

 

 

 

 

 

 

topo