FILHOTE COM PERNAS ABERTAS
UM PROBLEMA MUITO COMUM E QUE PODE SER EVITADO COM MEDIDAS SIMPLES E EFICAZES, HOJE FALAREI SOBRE ALGUNS FILHOTES QUE FICAM COM AS PERNAS DEFORMADAS E TRAREI A SOLUÇÃO PARA QUE ISSO NÃO OCORRA CONTIGO !!!
MUITOS CRIADORES SE DEPARAM COM UM FILHOTE COM AS PERNAS “DESLOCADAS” E COMEÇAM A PENSAR , ONDE FOI QUE EU ERREI ???
PRIMEIRO VAMOS TENTAR ENTENDER O QUE É E QUAL A ORIGEM DESSE PROBLEMA
O FILHOTE ACOMETIDO DESSE MAL , FICA COM UMA OU ATÉ MESMO AS DUAS PERNAS DESLOCADAS COMO SE ESTIVESSEM ABERTAS , PERPENDICULARES AO SEU CORPO , ISSO IMPOSSIBILITA DELES FICAREM EM PÉ EM ALGUNS CASOS MAIS GRAVES O QUE PODE OCASIONAR O ÓBITO POIS DIFICULTA A SUA MOVIMENTAÇÃO .
PODEMOS TER DUAS CAUSAS , FATOR GENÉTICO , E NESSE CASO NÃO HÁ MUITO O QUE FAZER, SOMENTE DESCARTAR O CASAL , MAS CONFESSO NÃO É MUITO COMUM DE OCORRER
O OUTRO FATOR , MAIS COMUM DE OCORRER É A DEFORMIDADE OCASIONADA POR FALTA DE APOIO NO NINHO, O FILHOTE TENDE A ABRIR AS PERNAS PARA OBTER EQUILIBRIO E COMO O SEU DESENVOLVIMENTO ÓSSEO ESTÁ OCORRENDO FICA ESSA DEFORMIDADE, AGRAVADA PELO PESO CONSTANTE DA FEMEA A AQUECE-LO .
ENQUANTO ESTÁ NO NINHO O FILHOTE SOBREVIVE NORMALMENTE , MAS A PARTIR DO MOMENTO DE SAIR DO NINHO ELE NÃO CONSEGUE SE FIRMAR EM SUAS PERNAS O QUE IMPOSSIBILITA ELE POUSAR NO PULEIRO , MUITAS VEZES TEM QUE SE ARRASTAR NO CHÃO TENDO CONTATO COM SUJIDADES O QUE AUMENTA O FATOR CONTAMINAÇÃO ALÉM DE PROVOCAR DIFICULDADES PARA SE ALIMENTAR .
ISSO GERALMENTE OCORREM EM NINHADAS DE UM OU DOIS FILHOTES , EM NINHOS DEMASIADAMENTES PLANOS , DE PAREDES LISAS COMO POR EXEMPLO FORRO EM EVA .
COMO EVITAR O PROBLEMA
É MUITO SIMPLES , FORRO ASPERO E NÃO MUITO PLANO , E SEMPRE DEIXAR OVO INDEZ QUANDO NASCEREM PARA OBTEREM APOIO PARA SE MOVIMENTAR QUANDO PEQUENO E PRA AJUDAR A SUSTENTAR TAMBÉM O PESO DA FEMEA EM CHOCO . , ISSO SOLUCIONA 90 % DOS CASOS .
OVO INDEZ
EU USO FORRO DE TECIDO E UM NINHO NÃO MUITO PLANO EM SEU FUNDO, SEMPRE DEIXO PELO MENOS 03 OVOS INDEZ EM FILHOTES SOLITÁRIOS OU QUANDO SAEM 02 , SE NASCER MAIS DO QUE ISSO DIMINUO O NUMERO DE OVOS INDEZ .
FAZENDO ISSO JÁ REDUZIMOS DRASTICAMENTE A CHANCE DE ALGUMA DEFORMIDADE , PORÉM ELA PODE ACONTECER . NA TEMPORADA PASSADA EU DESCUIDEI DE UM FILHOTE E ELE CRESCEU COM UMA DAS PERNAS DESLOCADA E NÃO FIZ A CORREÇÃO , HOJE ELE SOBREVIVE COM UMA CERTA DIFICULDADE MAS , PELA OUTRA PERNA SER NORMAL ELE CONSEGUE SE VIRAR , UM ERRO DE MANEJO NO QUAL COMPROMETI O BEM ESTAR DESSE FILHOTE QUE PODERIA TER UMA VIDA NORMAL SE EU FIZESSE O PROCEDIMENTO CORRETO , MAS NÃO SOMOS PERFEITOS E AS VEZES ERRAMOS ....
AGORA VAMOS SUPOR QUE DETECTAMOS QUE O FILHOTE FICOU COM ESSA DEFORMIDADE , O QUE FAZER ????
PODEMOS UNIR AS PERNAS COM UM ARTIFÍCIO DE MANEIRA QUE CONFORME FOR CRESCENDO A PERNAS VÃO SE UNINDO .
PARA ISSO PODEMOS USAR FITA MICROPORE ( BAND AID ) FAZENDO UM COLAR PASSANDO PELAS DUAS PATAS E A APROXIMANDO .
PODE SER USADO TB FITA CREPE, ESPARADRAPO OU ATÉ MESMO ELÁSTICO ORTODONTICO , ALGO QUE TEM QUE APROXIMAR AS PERNAS SEM TAMPOUCO ESTRANGULA-LAS NEM TAMPOUCO SAIR SOZINHA .
EXISTEM UMAS ESPECIES DE ALGEMA VENDA NO MERCADO LIVRE E EM SITES ESPECIALIZADOS EM VENDAS DE PRODUTOS DE AVES QUE FAZEM ESSE TRABALHO
APROVEITANDO EXISTE UM OUTRO PROBLEMA QUE PODE SER RESOLVIDO DA MESMA MANEIRA , O DEDO DE TRAS VOLTADO PRA FRENTE . ESSE PROBLEMA IMPEDE QUE O CANARIO GRIPE NO PULEIRO PREJUDICANDO SUA POSTURA , ELE MEIO QUE ESCORREGA NO PULEIRO POIS O DEDO DE TRAS NÃO SE AGARRA AO MESMO , PODEMOS USAR O MESMO MICROPORE, ELASTICO ORTODONTICO OU ATÉ MESMO UMA ALGEMA ESPECÍFICA PRA ISSO .
AMBOS OS PROCEDIMENTOS DEVEM PERMANECER EM TORNO DE 15 DIAS , AÍ TIRAMOS E OBSERVAMOS SE VOLTOU AO NORMAL , SE NÃO VOTAR DEIXAMOS MAIS UNS DEZ DIAS E VOLTAMOS A OBSERVAR , EM 90 % DOS CASOS COSTUMA SER A SOLUÇÃO , MUITAS VEZES O CONSERTO FICA IMPERCEPTIVEL PODENDO O CANARIO ATÉ PARTICIPAR DE CONCURSOS .
SE VC QUER VER O VÍDEO DESSE ASSUNTO , É SÓ ASSISTIR ABAIXO :