Você já ouviu falar em ovoscopia?
A ovoscopia é uma técnica que pode aumentar a sua produtividade e lucratividade do seu plantel .Se interessou ???
Hoje vou lhe dar uma dica que irá revolucionar o seu manejo ajudando a aumentar a produtividade do seu canaril .
A luta de todo criador é aumentar a produtividade de suas aves assim como maximizar o tempo do seu manejo o tornando mais eficiente . A ovoscopia é uma técnica de manejo que vem a justamente ajudar no aumento da produtividade e na diminuição de desperdício de tempo .
A técnica consiste em identificar se os ovos estão ou não incubados , evitando que a fêmea fique em choco desnecessariamente em cima de ovos inférteis.
Existe diversos meios e aparelhos que podem ser usados , desde equipamentos próprios para o manejo , lanternas portáteis assim como nos dias atuais , usa-se a lanterna de led do celular . A seguir alguns tipos de ovoscopios .
O procedimento em si é bem simples , consiste em colocar o ovo contra uma fonte de luz, possibilitando enxergar o seu interior podendo então observar a formação do embrião . O ideal é que o ovo esteja em local escuro , com isso o contraste fica maior mas é possível analisar em luz ambiente e até mesmo no próprio ninho . Podemos também detectar trincas na casca , bolsa de ar maior do que o normal , gema densa ( ovo velho/gorado)
O conceito já deu pra pegar né ? Mas e agora o que eu faço , o que observar ??
O ideal para fazermos a ovoscopia é em torno de 07 / 08 dias onde podemos observar com certeza que o ovo está fertilizado ou não , mas é possível ver com menor tempo , com a experiência conseguimos detectar se o ovo está fértil ou não .
A partir do 7° dia de incubação é possível analisar o desenvolvimento embrionário:
– Se a gema é identificada com facilidade no interior do ovo, significa que está infértil.
– Quando o ovo é fértil, enxerga-se raios de sangue na gema e um ponto preto, significa que é o começo da formação de um embrião, além disso a coloração fica mais escura .
A seguir vemos uma figura esquemática dos estágios de desenvolvimento do embrião .
Com esse manejo conseguimos descartar ovos não fecundados . evitando que a fêmea fique perdendo tempo , podemos remanejar os ovos de um casal para o outro maximizando o tempo do casal , aumentando a produtividade e evitando desgastes desnecessários da fêmea .