Translate this Page
Ultimas Atualizações
CRIADOURO GOUVEIA  (16-11-2020)
OVOSCOPIA   (21-09-2020)
CONHECENDO
QUAL A CATEGORIA QUE MELHOR LHE DEFINI ?
CRIADOR PORTE
CRIADOR COR
CRIADOR CANTO
CRIADOR EXÓTICOS
CRIADOR SILVESTRES
SIMPATIZANTE
Ver Resultados

Rating: 3.0/5 (1600 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página




OVOSCOPIA
OVOSCOPIA

 

Você já ouviu falar em ovoscopia?

 

A  ovoscopia é uma técnica que pode aumentar a sua produtividade e lucratividade do seu plantel .Se interessou ???

Hoje vou lhe dar uma dica que irá revolucionar o seu manejo ajudando a aumentar a produtividade do seu canaril .

 

A luta de todo criador é aumentar a produtividade de suas aves assim como maximizar o tempo do seu manejo o tornando mais eficiente . A ovoscopia é uma técnica de manejo que vem a justamente ajudar no aumento da produtividade e na diminuição de desperdício de tempo .

A técnica consiste em identificar se os ovos estão ou não incubados , evitando que a fêmea fique em choco desnecessariamente em cima de ovos inférteis.

Existe diversos meios e aparelhos que podem ser usados , desde equipamentos próprios para o manejo , lanternas portáteis assim como nos dias atuais , usa-se a lanterna de led do celular . A seguir alguns tipos de ovoscopios .

O procedimento em si é bem simples , consiste em colocar o ovo contra uma fonte de luz, possibilitando enxergar o seu interior podendo então observar a formação do embrião . O ideal é que o ovo esteja em local escuro , com isso o contraste fica maior mas é possível analisar em luz ambiente e até mesmo no próprio ninho . Podemos também detectar trincas na casca , bolsa de ar maior do que o normal , gema densa ( ovo velho/gorado)

O conceito já deu pra pegar né ? Mas e agora o que eu faço , o que observar ??

O ideal para fazermos a ovoscopia é em torno de 07 / 08 dias onde podemos observar com certeza que o ovo está fertilizado ou não , mas é possível ver com menor tempo , com a experiência conseguimos detectar se o ovo está fértil ou não .

A partir do 7° dia de incubação é possível analisar o desenvolvimento embrionário:

– Se a gema é identificada com facilidade no interior do ovo, significa que está infértil.

 

– Quando o ovo é fértil, enxerga-se raios de sangue na gema e um ponto preto, significa que é o começo da formação de um embrião, além disso a coloração fica mais escura .

 

A seguir vemos uma figura esquemática dos estágios de desenvolvimento do embrião .

 ESTÁGIO EMBRIONÁRIO DO OVO

Com esse manejo conseguimos descartar ovos não fecundados . evitando que a fêmea fique perdendo tempo , podemos remanejar os ovos de um casal para o outro maximizando o tempo do casal , aumentando a produtividade e evitando desgastes desnecessários da fêmea .

 

topo