Translate this Page
CONHECENDO
QUAL A CATEGORIA QUE MELHOR LHE DEFINI ?
CRIADOR PORTE
CRIADOR COR
CRIADOR CANTO
CRIADOR EXÓTICOS
CRIADOR SILVESTRES
SIMPATIZANTE
Ver Resultados

  • Currently 2.96/5

Rating: 3.0/5 (962 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página




PREPARAÇÃO PARA CONCURSO
PREPARAÇÃO PARA CONCURSO

Findada a época de cria , começamos a nos preocupar em selecionar e treinar os filhotes para concurso , é uma época de muita observação e de reparação de detalhes , os quais cito abaixo como fazemos :

 

Os filhotes aos serem separado dos pais vão para uma gaiola juntos com seus irmãos onde ficarão por 1 semana em fase de adaptação , deixo sempre a vontade maça , farinhada e mistura de sementes .

 

Depois de uma semana , os filhotes são transferidos para a voadeira , procuro deixar no máximo 15 aves por módulo , sempre com idades aproximadas para equilibras as disputas . Coloco dois puleiros , um em cada extremidade , em altura normal para forçar o exercício . água sempre do lado oposto a comida pelo mesmo motivo .  Alimentação normal como na época de filhote , só acrescento gengibre in natura , pendurado na grades para começarem a se acostumar e consumi-lo , o gengibre é um termogênico , acelera o metabolismo da ave queimando mais energia , evita a obesidade e também é um ótimo preventivo contra doenças respiratórias .

 

Os filhotes ficam até encerrar a muda na voadeira , onde vou gradativamente reduzindo a quantidade de farinhada até a hora que cessar , vão para a gaiola argentina sempre de 03 em 03 comendo apenas sementes e verduras .

 

Nessa época de treino , deixo o puleiro a aproximadamente 05 cm do teto e um em cada extremidade , sempre tomando o cuidado de distanciar da lateral para não esbarrarem o rabo .

 

Nessa época vou observando os melhores e individualizando quando localizado , sempre movimentando e trocando as gaiolas de lugar , acostumando assim ao manuseio pois a raça é muito ativa e para se apresentar bem no concurso deve estar acostumada com o manuseio .

No máximo faltando 45 dia antes do concurso eu arranco penas quebradas do rabo e da asa .

 

Basicamente esse é  o manejo , escolhidos os exemplares de concurso o cuidado é redobrado com os mesmos , banhos com maior periodicidade e vistorias periódicas em patas , rabo e asas . Atualmente o Espanhola vai a julgamento em gaiolas de arco pequenas , aos quais é aconselhável acostumar os mesmo nelas .

 

Esse é basicamente o manejo que fazemos espero ter ajudado .

topo