Translate this Page
Ultimas Atualizações
PREVENTIVO NATURAL   (15-07-2020)
OVO INDEZ   (30-05-2020)
CONHECENDO
QUAL A CATEGORIA QUE MELHOR LHE DEFINI ?
CRIADOR PORTE
CRIADOR COR
CRIADOR CANTO
CRIADOR EXÓTICOS
CRIADOR SILVESTRES
SIMPATIZANTE
Ver Resultados

Rating: 3.0/5 (1337 votos)




ONLINE
4




Partilhe esta Página




O ALIMENTO CERTO PARA O SEU CANÁRIO
O ALIMENTO CERTO PARA O SEU CANÁRIO

 

QUAL SERÁ O ALIMENTO CERTO PARA MEUS CANÁRIOS ????

 ESSA É UMA PERGUNTA MUITO RECORRENTE , PRINCIPALMENTE PARA CRIADORES NOVATOS .

 EU COSTUMO DIZER QUE A ALIMENTAÇÃO DE SUAS AVES DEPENDEM DE  05 FATORES

 . REGIÃO E CLIMA

. DISPONIBILIDADE FINANCEIRA

. DISPONIBILIDADE DO PRODUTO

. OBJETIVO ALMEJADO

. PERÍODO EM QUE A AVE SE ENCONTRA

 

VOU RESUMIR CADA FATOR E NO FINAL IREI RELATAR O MEU MANEJO COMO EXEMPLO!!!

REGIÃO E CLIMA

 

SOMOS UM PÁIS MUITO EXTENSO  COM CLIMAS VARIADOS POR DEMAIS .  OS CANÁRIOS CRIADOS EM LOCAIS MAIS FRIOS NECESSITAM DE UMA ALIMENTAÇÃO MAIS CALÓRICA , CANÁRIOS CRIADOS EM AMBIENTES ÁRIDOS NECESSITAM DE UMA ALIMENTAÇÃO MENOS CALÓRICA E COM MAIS LIQUIDOS .

 

DISPONIBILIDADE FINANCEIRA

NÃO VIVEMOS EM UM CONTO DE FADA , É BEM SABIDO QUE A ALIMENTAÇÃO DA NOSSA AVE TEM UM CUSTO QUE DEPENDENDO DA QUALIDADE PODE SE TORNAR BEM ONEROSO

 FARINHADAS , ESTRUSADAS , SEMENTES PREMIUM CUSTAM MAIS CARO , É CLARO SE TEM O CUSTO BENEFÍCIO PORÉM NÃO É TODOS QUE CONSEGUEM ABSORVER CUSTOS MUITO ALTOS .  ENTÃO A ALIMENTAÇÃO TEM QUE CONDIZER COM A SUAS POSSES , NÃO ADIANTA ESNOBAR NA ALIMENTAÇÃO E NÃO CONSEGUIR MANTER UMA CONSTÂNCIA NO FORNECIMENTO .

DISPONIBILIDADE DO PRODUTO

 

AQUI EM SÃO PAULO É UMA DESCULPA FALIDA ESSA , MAS TEMOS REGIÕES ONDE NÃO HÁ UMA GAMA MUITO GRANDE DE OPÇÃO , ATÉ MESMO NO INTERIOR DE SÃO PAULO .

 

NOS DIAS ATUAIS TEMOS A INTERNET COMO NOSSA AMIGA , PODEMOS COMPRAR BASICAMENTE TUDO ATRAVÉS DELA PORÉM NÃO PODEMOS ESQUECER QUE EXISTE O FRETE , QUE MUITAS VEZES TORNA UM PRODUTO INVIÁVEL ASSIM COMO A DEMORA NA ENTREGA , NUMA EVENTUAL EMERGENCIA NÃO TEMOS COMO COMPRAR VIA INTERNET

 

OBJETIVO ALMEJADO

CADA TIPO DE CRIAÇÃO TEM UM OBJETIVO , COMO JÁ FALEI ANTERIORMENTE NO VÍDEO “POR ONDE COMEÇAR”

( MOTRAR CARD ACIMA )  

, PODEMOS TER UM CRIADOR COMERCIAL , UM HOBBYSTA OU UM CRIADOR QUE VISA COMPETIR , TUDO ISSO INFLUI NO ALIMENTO POIS CASO O CRIADOR TENHA OBJETIVO COMERCIAL , NÃO PODE GASTAR TANTO COM A ALIMENTAÇÃO , PENSARÁ MUITO NO CUSTO BENEFÍCIO , JÁ O HOBBYSTA MUITAS VEZES TEM POUCAS AVES , GOSTA DE DAR ALGO DIFERENCIADO SEM SE IMPORTAR COM O CUSTO .

 

POR OUTRO LADO AQUELE CRIADOR QUE VISA COMPETIR , QUE BUSCA A MELHOR PERFOMANCE DA AVE COM CERTEZA VAI PENSAR MAIS EM UM ALIMENTO MELHOR PORÉM QUE O CUSTO ESTEJA DENTRO DE SUAS POSSIBILIDADES .

 

 PERÍODO EM QUE A AVE SE ENCONTRA

A ALIMENTAÇÃO DA AVE VARIA DE ACORDO COM  O PERÍODO EM QUE ELA SE ENCONTRA .

 PARA EXPLICAR MELHOR O QUE QUERO DIZER VOU RELATAR O MEU MANEJO E EXPLICA-LO , ASSIM VOCÊ PODERÁ FAZER A SUA ANÁLISE E MONTAR O SEU PRÓPRIO MANEJO DENTRO DAS CONDIÇÕES QUE TENS .

 ESTAMOS EM PLENO  INVERNO , PERÍODO EM QUE AS AVES ESTÃO EM DESCANSO , SAÍRAM DA MUDA A ALGUM TEMPO JÁ E ESTÃO SE PREPARANDO PARA O PERÍODO REPRODUTIVO .

 NESSE MOMENTO , ASSIM COMO POR TODO O ANO , EU USO COMO BASE DE ALIMENTAÇÃO UMA MISTURA DE SEMENTES , ELA É COMPOSTA POR :

 ALPISTE = 60 %

NIGER = 20%

AVEIA = 10 %

LINHAÇA = 4%

NABÃO =  4%

PERILA = 2 %

 

EU PEGO EM UM DISTRIBUIDOR QUE BALANCEIA A MISTURA DE ACORDO COM O GOSTO DO CRIADOR . COMO COMPRO EM SACOS , ARMAZENO ELAS EM GARRAFAS PETS QUE FICAM ARMAZENADAS EM LOCAL SECO E NÃO MUITO QUENTE , ISSO PROLONGA MAIS A VIDA ÚTIL DA SEMENTE E É IMPORTANTE SALIENTAR QUE ESSA BASE DE MISTURA DE SEMENTES NÃO ALTERO , É A MESMA PRA TODAS AS ETAPAS .

 NESSE MOMENTO DE DESCANSO TAMBEM OFERTO DUAS VEZES POR SEMANA A FARINHADA , ATUALMENTE UTILIZO A PORTE SAVOR DA BIOTRON,( MOSTRAR O PACOTE )  OFERTO ELA SECA . ADICIONO 3 GR DE ALHO EM PÓ + 3 GR DE GENGIBRE EM PÓ + 3 GR DE ANIS ESTRELADO  COMO PREVENTIVO PARA CADA 1 KG DE FARINHADA .

 OFERTO TAMBÉM VERDURAS VARIADAS DUAS VEZES POR SEMANA ( ALTERNO ENTRE COUVE / ALMERÃO / BROCOLIS   E UMA VEZ POR SEMANA LARANJA LIMA OU MILHO VERDE .

 ESSES ALIMENTOS AUXILIAM  NA NUTRIÇÃO DE AVES E SERVEM COMO ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL , QUE NADA MAIS É DO QUE VARIAR A ALIMENTAÇÃO PARA OS CANÁRIOS AFIM DE QUE ELES SE INTERESSEM MAIS E FIQUEM MENOS ESTRESSADOS .

 

ÁGUA FRESCA E LIMPA É ESSENCIAL EM TODOS OS MOMENTOS DA VIDA DE UM CANÁRIO , ISSO É FUNDAMENTAL .

UM MÊS ANTES DA ÉPOCA DE CRIAÇÃO EU SIMULO A FARTURA DE ALIMENTOS , COMEÇO A OFERTAR A FARINHADA TODOS OS DIAS DIAS , ACRESCENTANDO OVO COZIDO E COUVE PICADA COMO ATRATIVOS , EM QUANTIDADE POUCA PARA NÃO DESBALANCEAR A FARINHADA DE FORMA SIGNIFICATIVA . COMEÇO TAMBÉM A INTENSIFICAR A OFERTA DE FRUTAS E VERDURAS ENTRANDO COM A MAÇA TAMBÉM

DURANTE A REPRODUÇÃO , CONTINUO COM O MESMO MANEJO , FARINHADA UMIDECIDA TODOS OS DIAS , ACRESCIDA DE OVO COZIDO E COUVE PICADA ( 02 OVOS COZIDOS AMASSADO E MISTURADO A FARINHADA OFERTADA NO DIA E APROX 02 FOLHAS DE COUVE ) . ALÉM DE FRUTAS E VERDURAS .

 ENCERRADO A CRIAÇÃO , VOU SEPARANDO AS AVES E COLOCO OS ADULTOS NA VOADEIRA PARA LÁ FAZEREM A MUDA . A ALIMENTAÇÃO É MANTIDA , FARINHADA TODOS OS DIAS MAS JÁ NÃO UMIDEÇO NEM TAMPOUCO COLOCO VERDURA E OVO . VOU REDUZINDO AO POUCOS A OFERTA DE ALIMENTOS PORÉM NÃO DEIXANDO DE OFERTAR FARINHADA .

 TERMINADA A MUDA EU VOU REDUZINDO AINDA MAIS A FARINHADA ATÉ CHEGAR A DAR APENAS 01 DIA POR SEMANA E SECA ,  FRUTAS VERDURAS CONTINUAM NO CARDAPIO SÓ QUE COM MENOR INTENSIDADE , TENTO NÃO DEIXA-LOS OBESOS PARA QUE O PERÍODO POSTERIOR DE CRIA CONSIGA BONS RESULTADOS .

 EM FILHOTES PRA CONCURSO , APÓS A MUDA DOU APENAS A MISTURA DE SEMENTES E VERDURAS , A INTENÇÃO É EMAGRECE-LOS PARA O CONCURSO E INTENSIFICAR A COR DELES ATRAVÉS DO USO DA VERDURA . VALE A PENA SALIENTAR QUE CRIO RAÇA ESPANHOLA , AVES QUE QUANTO MAIS ESGUIAS PARA CONCURSO MELHOR.

 ESSE É BASICAMENTE O MEU MANEJO , TUDO MUITO  SIMPLES E OBJETIVO , NÃO GOSTO DE FICAR ENCHENDO MINHAS AVES DE SUPLEMENTOS E MEDICAMENTOS .

 SE VOCES ACHAVAM QUE IRIA PASSAR UMA RECEITA DE BOLO, ESTÃO ENGANADOS , COMO DISSE NO COMEÇO A ALIMENTAÇÃO VARIA DE MANEJO PRA MANEJO , TALVEZ O QUE EU FAÇO E DÁ CERTO , NÃO SEJA ADEQUADO PRA TI .

 O IMPORTANTE É ANALISAR CUSTOS , BENEFÍCIOS , ANALISAR AS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS E OBJETIVOS FIXADOS .

 EU CITEI A MARCA DA FARINHADA QUE USO , PORÉM SALIENTO QUE EXISTEM MUITAS OUTRAS TÃO BOAS QUANTO OU ATÉ MELHORES DO QUE ELA , COMO NÃO SOU PATROCINADO POR NINGUÉM POSSO FALAR A VONTADE  QUE TEMOS AS PREMIUNS FABRICADAS PELA MEGAZZOO , NUTROPICA E CEDÉ , QUE SÃO MUITO BOAS PORÉM CARAS . NA LINHA MÉDIA ENTRE CUSTO E BENEFÍCIO TEMOS A BIOTRON , A ANGERCAL , A PROTEIN ENTRE OUTRAS , QUE NÃO SÃO TÃO CARAS ASSIM E POSSUEM BOAS FARINHADAS . SE NÃO CITEI OUTRAS É POR NÃO CONHECER E NUNCA TER USADO .

 

topo